Saturday, June 22, 2013

Mensagem à minha família e aos meus companheiros brasileiros.

Meus amigos, filhos, e netos que estão nas ruas e cheios de indignação pela condição da ética brasileira,

Vendo a escalada da situação à medida que a maioria do povo inocente em sua justa causa está sendo infiltrado e contaminado pelas já famosas "forças ocultas", vejo a necessidade de me expressar dirétamente.

Não se deixem levar pela excitação e sedução da força grupal. É hora de se acalmar e planejar. A demonstração publica é só a primeira etapa. Esta erupção emocional revela um momento aonde as emoções acumuladas pelas dificuldades diárias, pela constante exposição à injustiça social e à falta de moral dos nossos representantes, se revelam com a visão de um futuro melhor. Entretando não podemos nos deixar enganar pela necessidade adolescente de gratificação imediata. Não existe gratificação imediata, não importa quanto queremos alguma coisa ou quão bela seja nossa visão, nada pode se manifestar como um passe de mágica. A consciência mágica é parte de uma mentalidade infantil, já nos diziam os contos de fadas. Nos contos de fadas, o herói e a heroína entram no caminho depois de um chamado interior e uma visão de uma sociedade melhor. Mas como todos sabemos não é aonde a coisa termina, aí é aonde tudo começa. Os heróis/nas ainda tem de enfrentar os monstros, os gigantes, as bruxas, e os dragões, ou seja as famosas "forças ocultas." Só há uma forma de não acordar as forças ocultas--negociar, organizar-se, não se apaixonar pela passeata, que logo se torna um vício, uma "viagem," uma fuga à responsabilidade de fazer as mudanças nós mesmos. Mudanças evolutivas levam tempo e engajamento, compromisso, e disciplina. Na evolução social não há gratificação imediata. Ela é resultado da dedicação de uma vida sem se deixar corromper ao longo do caminho pelas tentações do poder economico ou político.

Quem está pronto para isso? A visão inicial vêm como uma explosão, um insight ou uma manifestação. Conduzí-la à manifestacao leva uma vida inteira de luta, de compaixão e de disciplina. Estamos prontos? Aonde começar é a próxima pergunta. Primeiro temos de identificar a questão principal--qual é a mudanca fundamental que buscamos? Esta mudança parece que é bem definida por uma palavra que caiu de moda e que não vi ainda em nenhum cartaz de rua: renovacão da Ética!!!!

Isto é que estamos buscando, uma nova moral para uma nova realidade social. Estamos sentindo o vazio dela em nossas vidas em todos os níveis. Corrupcão de nossos valores  e de nosso contrato social é o que está nos incomodando. A solucão não é jogar este governo fora ou qualquer outro. Mas sim exigir do governo as reformas necessárias. Insistir nelas até consequir. Só assim podemos evitar as fôrças ocultas do fascismo, do militarismo, da repressão e do capitalismo selvagem. A Ética não tem partido, a moral sem moralismos, não tem cor e não pertence a nenhuma facção. Pertence a todos. E é isto que está unindo as pessoas nas ruas mesmo que elas não se dêm conta.

É preciso esfriar a cabeça e as emoções e pensar claro. Quantas petições e listas de assinaturas ja foram feitas aos governos e a todos os orgão competentes? Qual são os caminhos legais para estas reivindicações? Temos de usar as nossas instituições. Processem o governo, mas pelos tribunais; se estão corruptos, denunciem. A demonstração é uma grande fôrça e dever ser usada. Mas abusada, ela também se corrompe e vira abuso e destruição.

Acorda Brasil, mas acorda com sabedoria. Não queremos o passado de volta. Precisamos construir o futuro. Precisamos resolver os problemas sociais e éticos, para podermos resolver os problemas ecológicos que serão nosso próximo pesadêlo.

Esta é minha mensagem. Eu que já estive nas ruas, fiz discursos, falei na televisão, e nas Nações Unidas, vi meus amigos e irmão torturados e executados pela ditadura, que passei uma noite com um revólver no meu peito sendo interrogada, digo aos jovens de hoje: procurem um pouco de sabedoria para saberem trilhar o caminho certo da transformação social, em vez de ter o seu futuro truncado pelas forças ocultas da incosnciência pessoal e coletiva. Lembremo-nos que fascismo e abuso de poder já foi demonstrado por todo tipo de politicos de esquerda ou de direita. Nós, filhos das décadas prévias vimos um mundo muito pior do que o seu, lutamos, demos as nossas vidas, abrimos as portas para vocês. Eu lhes garanto que o mundo está melhor. Agora é a sua vez, vocês vão dar o próximo passo. Mas é preciso aprender a usar os instrumentos democráticos da constituição. Precisamos de mais vigilância do Congresso, de ONGs bem fundadas que contem a verdade e preparem instrumentos para o povo se engajar. A vigilância social é uma função permanente. Não termina nunca. A regressão pode acontecer a qualquer momento e acontece, basta olhar em volta ou no internet.

Hoje não estamos sózinhos, êste fenomeno está ocorrendo em muitas partes do mundo simultaneamente, com características differentes. Mas é aí que o bicho pega. Precisamos examinar a nossa história, conhecer as fôrças em jogo e saber como agir dentro da nossa realidade histórica.

Angela Oliveira Harkavy
Angela Piló Oliveira, Angela Oliveira
Ani Chime
DEIXE O SEU COMENTÁRIO AQUI ABAIXO!!!

2 comments:

  1. ANGELA mesmo de longe Vc pegou bem o espírito do que está acontecendo no Brasil.Otimizar o resultado deste movimento será a questão mor.A media -quase sem exceção associada as forças ocultas-,procura emfraquecer o movimento,acentuando o percentual insignificante (bem menos de 1%)das ações indesejáveis e que de todo não podem ser evitadas,nem nos paizes do 1° mundo.Parabens pela sua análise e vivo interesse pela sua pátria.Depois das armas tem ela o 2º maior poder nesse mundo.Mas até agora a NATUREZA tem sido a vencedora,essa nossa bandeira a ser carregadano tempo que virá.Mamae e Cesar

    ReplyDelete
  2. OBRIGADA, PELO COMENTÁRIO. ESPEREMOS QUE AS VOZES DE MATURIDADE SEJAM OUVIDAS. ANGELA

    ReplyDelete